Cerâmica Plástica

Informações gerais a respeito da Cerâmica Plástica:
Independentemente do tipo da cerâmica plástica, ela precisa ser amaciada e condicionada, de maneira a garantir que as partículas plastificantes e todos os componentes da massa sejam bem misturados. Isso vai proporcionar ao produto final um melhor resultado.

Lavar sempre as mãos, antes e depois de manusear a massa FIMO.

Vale também na troca de uma cor por outra para não contaminar ou manchar o material que estiver sendo trabalhado.

É aconselhável a utilização de luvas plásticas cirúrgicas para evitarmos deixar nossas impressões digitais no material trabalhado.

No processo de manuseio da massa pode ocorrer a formação de bolhas de ar. Tais bolhas são indesejáveis, portanto olho nelas e aos procedimentos que minimizam a sua formação e retiram o ar da massinha antes da cura do material.

As cores são miscíveis entre si, inclusive entre as marcas existentes, há sempre possibilidade de misturá-las para obter efeitos interessantes. Solte a sua imaginação para criar tonalidades personalizadas.

NÃO USE O MICROONDAS para assar as peças !!! A cura acontece em forno convencional ou elétrico.

IMPORTANTE SABER:

Para conservar seus bloquinhos de cerâmica plástica, estejam eles abertos ou fechados, basta mantê-los longe de calor e abrigado do Sol. É interessante usar saquinhos plásticos para embalar as massinhas cruas abertas e deixá-los na temperatura ambiente (20 a 22 o C). Em certos casos de calor ambiente excessivo, a geladeira é uma boa alternativa.

Segundo os fabricantes, depois de amaciada a cerâmica plástica é necessário proceder a cura do material da seguinte forma:

Assar a 130 o C por aproximadamente 30minutos.
Não é necessário pré aquecer o forno
Não utilizar microondas, somente forno convencional à gás e elétrico
Não deixar que a temperatura ultrapasse 130 o C

Lista de material necessário:

Blocos de sua marca preferida de cerâmica plástica em 5 diferentes e contrastantes cores
Rolinho para amassar e abrir a massa (máquina de abrir massa é opcional)
Lâminas afiadas de corte
Superfície lisa e polida como um azulejo (ou cerâmica, ou fórmica, ou porcelanato ou vidro de 8mm com acabamento nas bordas - dimensão 30 x 40) para servir como base de trabalho. Particularmente eu gosto de trabalhar sobre o vidro por causa da transparência, mas isso é muito pessoal. Cada um acaba se ajeitando de uma maneira própria.

Cordão para os colares
Bases de metal para bijuteria
Cola do tipo "super-cola" (Profissionalmente se utiliza a Araldite 24h e a Cola 401 da Loctide -marca da SuperBonder). Geralmente usamos a Super-Bonder ou a Cola 451 da Loctide, ou ainda, a Araltide 10 minutos.
Palitos de dente ou aros de bicicleta
Forno convencional ou elétrico para assar as peças

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário